segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Já Se Lembrou de Que Somos Pó Hoje? Salmo 103.1-14

Nosso Criador se Lembrou, Ele se lembra. Sabe exatamente da matéria que somos feitos. E nada melhor do que começarmos a semana, rememorando o fato de que Nosso Deus Compassivo e Benigno nos compreende. Muitas vezes nem nós mesmos compreendemos nossas emoções, atitudes e pensamentos. Mas refletir nessa Verdade de que Ele “se lembra de que somos pó”, pode nos conduzir em uma vida mais leve. Sim, mais leveza na vida. Na forma como lidamos com nossos próprios erros e com os erros dos nossos semelhantes.

         Cobranças são feitas de todos os lados: No ambiente acadêmico, escolas, trabalho, ministério, família, trânsito, fila do banco ou do supermercado. Até mesmo quando vamos caminhar para relaxar e condicionar nosso corpo e mente, somos cobrados e nos cobramos. Faz parte da nossa natureza. Porém, precisamos exercitar a Tolerância. Ser Tolerante comigo e com o outro. Somos pó.  A Bíblia tem esse Salmo maravilhoso onde podemos ler que “Ele se lembra disso”. Deus se lembra de que somos pó. E nós, nos lembramos dessa verdade ou caminhamos em um círculo vicioso de cobrança de perfeição? Lembramo-nos dessa Verdade Que Liberta, ou nos lançamos em um emaranhando de julgamentos preconceituosos em relação a nós mesmos, e em relação a forma que o outro vive e se relaciona?  

         Minhas reflexões não têm a pretensão de responder perguntas, nem de esmiuçar exegeticamente temas bíblicos polêmicos. Longe de mim! As reflexões que compartilho dormem comigo. Estão comigo as 5:00h da manhã quando acordo. Elas me acompanham enquanto faço caminhadas, dirijo... Enfim! Fazem parte da minha vida e da forma que percebo a mim e ao outro... Aos outros: Nós. Tolerância. Leveza. Humanidade.

         Meu Pai perdoa TODOS os meus pecados, cura TODAS as doenças. Ele não nos trata e nem nos retribui segundo nossos pecados e iniquidades. Pelo contrário, Ele os afasta de nós. O amor Dele é tão grande e imensurável. E Ele se lembra da minha estrutura... Pó.

Eu quero exercitar a Tolerância hoje. Comigo e com os meus semelhantes. Com Você. Eu vou falhar, posso errar com você e você comigo. Mas relacionamentos estão acima de erros e acertos. Tolerância. Minha imperfeição, fragilidade e humanidade me levam a precisar de você. Lembremo-nos da nossa estrutura, lembramo-nos que somos Pó. Lembremo-nos que o outro também é Pó.

         Minha oração é para que nesse início de semana, cada um de nós se lembre disso e se esforce para exercitar a Tolerância. Somos Fantásticos. Como já compartilhei em um post anterior: Somos Pó e Somos a Imagem e Semelhança de Deus. Oro para que nos relacionemos com esse entendimento.

         Tolerância!
         Nós seres humanos, podemos viver sem várias respostas. Mas creio que, nunca viveremos sem perguntas e questionamentos.

Pra. Marcilene Almeida


2 comentários:

  1. Amorzade foi a melhor expressão que foi criada, pelo no amado Daniel Oliveira, para deixar claro o que sinto por vocês. E esse artigo exemplifica como podemos recomeçar e que mesmo distantes continuaremos nos amorzando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amorzando sempre. Palavras não podem expressar. Aí o Daniel fez esse neologismo rsrsrs. Top. Amo Vocês!

      Excluir